A manutenção predial é importante para evitar, prevenir e reparar problemas em uma edificação. É uma forma de evitar gastos extras em consertos de emergência e uma forma de zelar pela segurança de todos os moradores e pessoas que circulam pela construção.
Muitas vezes, é na manutenção predial que falhas em sistemas de segurança, instalações hidráulicas e elétricas são observadas. Isso colabora para a manutenção de todos os sistemas e equipamentos, reduzindo custos e prevenindo acidentes.
Os problemas analisados na manutenção predial podem ser classificados pelo nível de risco das falhas:
- Falhas críticas: são uma ameaça à saúde e segurança das pessoas e/ou meio ambiente, exigindo ação imediata;
- Falhas regulares: oferecem prejuízo à operação direta de sistemas, com redução de desempenho, por isso devem ser reparadas a curto prazo;
- Falhas mínimas: provocam danos à estética da construção ou são melhorias que podem ser feitas a médio e longo prazo, pois não oferecem risco a saúde e funcionalidade da construção.
Tipos de manutenção predial
Existem três tipos principais de manutenção predial: a manutenção corretiva, manutenção preventiva e preditiva. Elas são realizadas com diferentes finalidades e envolvem os serviços de diferentes profissionais especializados.
Manutenção corretiva
A manutenção corretiva normalmente é feita em falhas críticas em equipamentos ou instalações. É utilizada para solucionar problemas urgentes, que possam comprometer a segurança das pessoas ou que estejam impedindo a funcionalidade de algum equipamento ou instalação.
Esse tipo de manutenção é o que possui o custo mais alto, pelo nível de emergência.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é o tipo ideal de manutenção, pois ele busca antecipar possíveis falhas e consertos antes que eles realmente sejam problemas emergenciais.
É fundamental para a conservação dos edifícios e para a redução de custos, já que é utilizada para observar falhas antes que elas se tornem problemas de custo elevado ou que comprometam a segurança.
Manutenção preditiva
A manutenção preditiva é bastante parecida com a preventiva, pois as duas buscam antecipar possíveis falhas e problemas. A diferença entre elas é que a manutenção preditiva busca identificar problemas e falhas a qualquer momento, a preventiva segue o plano de manutenção predial.
Riscos da falta de manutenção predial
A falta de manutenção predial é um prejuízo no bolso e um risco para a segurança das pessoas. Muitos problemas em uma construção podem ser evitados com vistorias e inspeções periódicas, mas quando não são feitas, a solução é apenas remediar. E o preço, às vezes, é muito alto.
Esse comportamento deve ser evitado ao máximo, não só porque está previsto em lei, mas porque se trata da segurança e bem-estar das pessoas.
Alguns dos problemas mais comuns relacionados à inadimplência da manutenção predial são: infiltrações, rachaduras e fissuras, recalques, vazamentos, desgastes nos revestimentos, desníveis, quedas de marquises, desabamentos, incêndios e problemas no funcionamento de elevadores. Outros problemas graves são falhas em sistemas de segurança e dispositivos como alarmes de incêndio; ou seja, vários problemas podem ocorrer pela falta de manutenção e zelo na construção.
Conclusão: você tem feito a manutenção predial corretamente?
Se você só espera para pedir ajuda quando o problema aparece, quer dizer que você não está com a manutenção predial em dia. O principal objetivo da manutenção é evitar problemas e reduzir custos com reparos que podiam ter sido evitados com antecedência.
Como vimos, a manutenção predial é muito mais que refazer a pintura de uma fachada ou trocar lâmpadas. Ela não é feita apenas para manter a construção preservada e bonita, é pela segurança de todos que residem ou circulam por ali.
Vale lembrar da importância de que todos os profissionais estejam usando corretamente todos os dispositivos e equipamentos de proteção individual seguindo protocolos rigorosos de segurança.
Em atividades em alturas elevadas, como na pintura, reparos em andaimes, manutenção e limpeza da fachada e janelas, é indispensável e obrigatório que todos os profissionais estejam com todos os equipamentos de segurança disponíveis.
Gostou de aprender mais sobre o que é a manutenção predial? Podemos perceber o quanto esse cuidado preventivo faz diferença para manter uma obra preservada, segura e com qualidade por muitos e muitos anos.