Existem vários serviços inclusos na manutenção predial, pois nessa manutenção uma vistoria completa por todas as instalações e sistemas da edificação deve ser feita. Quando problemas são identificados, ainda temos a parte de reparos e reformas.
Os principais serviços na manutenção predial incluem medidas de prevenção e conserto como as seguintes ações:
- Vistoria completa nas instalações hidráulicas e elétricas da construção;
- Inspeção nos dispositivos e equipamentos de segurança e monitoramento das estruturas das edificações e de áreas comuns, tais como câmeras de segurança, alarmes, grades, guarda corpo, escadas de incêndio, saídas de emergência, extintores etc.;
- Vistoria em instalações de gás, ar-condicionado, aquecedores;
- Vistoria em elevadores, portões eletrônicos, interfones;
- Reparos na estrutura do edifício;
- Limpeza das estruturas;
- Vistoria para melhorias na acessibilidade da edificação;
- Consertos em geral na estrutura e reparos como troca de revestimentos e reparos na pintura;
- Conferir integridade de coberturas (lajes, telhas, vedações, mantas);
- Limpeza da fachada, calhas, caixa d’água, piscina e áreas comuns (área gourmet, sauna, jardins, salões de festa, academia).
Profissionais prestadores em manutenção predial
A manutenção predial só é possível diante de uma organização de um cronograma de inspeção e com o apoio de profissionais especialistas na manutenção e conserto dos diversos sistemas e instalações de um edifício.
Nessa lista de profissionais, deve-se considerar o apoio periódico de engenheiros, arquitetos, eletricistas, encanadores, pedreiros, pintores, faxineiros e equipes de manutenção dos sistemas de segurança.
Engenheiro
O engenheiro é responsável pela vistoria técnica da edificação, no qual avalia se há problemas estruturais que precisam ser reparados e que estejam colocando a construção em risco. É este profissional também responsável por emitir o laudo técnico da inspeção predial, de acordo com a Norma NBR 16747, vigente em alguns estados.
Nesse laudo, o engenheiro deve levantar toda a documentação necessária, fazer uma análise técnica das estruturas, vistorias, coletas de dados sobre a edificação (data de construção, histórico de reformas etc.), classificação de falhas e anomalias e recomendação de reparos e consertos emergenciais ou preventivos.
Com o laudo do engenheiro, é possível listar as prioridades de reparos na manutenção e chamar por status de emergência os demais profissionais que veremos abaixo.
Eletricista
Na manutenção predial, o eletricista tem um papel muito importante de prevenir problemas na instalação elétrica de toda a construção. Sem essa manutenção, a construção normalmente fica vulnerável ao surgimento de problemas como descargas elétricas, curtos-circuitos, eletrodomésticos com gasto de energia anormal e até mesmo risco de incêndio.
Na inspeção, o eletricista deve fazer uma vistoria de todas as instalações, desde o quadro de distribuição, instalação de sistemas elétricos (chuveiros, torneiras elétricas, quadro de distribuição, ar-condicionado), geradores, elevadores, para-raios, troca de lâmpadas e tomadas e outros serviços.
Encanador
O encanador realiza toda a inspeção no sistema hidráulico de uma construção. Todos os sistemas de tubulações e saídas de água, esgoto sanitário, águas pluviais, caixas de gordura, caixas d’água e cisternas devem ser analisadas para prevenção e reparos.
Esse profissional também costuma ser bastante solicitado para investigar problemas de infiltração, que podem ocorrer por má instalação na caixa d’água, problemas de infiltração na laje e paredes e falta de impermeabilizantes. Também é responsável por analisar problemas de canos quebrados ou entupidos, que podem causar baixa pressão da água em torneiras e chuveiros da construção.
A importância dessa inspeção é fundamental para garantir a integridade da construção e para evitar gastos desnecessários e desperdício de água por problemas na instalação hidráulica.
Pedreiro
O pedreiro é o profissional que coloca a mão na massa em diversas etapas de uma obra, desde a construção do projeto do zero, em reformas e reparos em uma construção. Na manutenção predial, o pedreiro normalmente é chamado para realizar reparos apontados pelo engenheiro ou arquiteto na vistoria.
Alguns dos serviços mais comuns são reparos de desníveis no piso, troca de revestimentos, demolição manual de paredes para reforma, construção de novas paredes, restauração de estruturas corrompidas pelo tempo com risco de desabar e várias outras atividades.
Pintor
O pintor pode ser chamado para uma reforma apenas por estética, para deixar a construção mais bonita e com aspecto de maior zelo, mas também para reparar problemas na pintura anterior, como descascados, sujeira, problemas de umidade e várias outras situações.
Faxineiro
Os faxineiros e zeladores são fundamentais para manter a construção com a limpeza em dia, especialmente para a manutenção de serviços mais pesados como limpeza de fachadas comerciais e residenciais, jardins, calçadas, garagens, calhas, piscinas, caixa d’água, telhados e vidros.
Essa manutenção é importante por vários fatores, como para prevenção de insetos e ratos, evitando acúmulo de sujeiras. Também para a manutenção de calhas e outros sistemas de tubulação, evitando problemas de escoamento de água.
Equipe de sistema de segurança
A manutenção dos sistemas de segurança de um prédio inclui revisão de sistemas de alarmes e câmeras de segurança, assim como dispositivos de prevenção e combate a incêndios.
Esse serviço, assim como os outros, é fundamental para preservar a segurança dos moradores e evitar acidentes, seja por invasão de desconhecidos ou por situações de focos de incêndio, vazamentos de gás etc.