O paisagismo vem ganhando cada vez mais espaço nas construções, seja em empresas ou em áreas residenciais, como os condomínios. Essa tendência surge da capacidade das áreas verdes de promover a convivência social e de relaxar, diminuindo o estresse e melhorando tanto o ambiente de trabalho quanto o ambiente em que vivemos.
A jardinagem é muito importante para a construção dos espaços verdes; é ela quem possibilita a execução do plano de paisagismo e faz a manutenção da área, afinal, limpeza e conservação são fundamentais para manter os jardins bonitos o ano todo.
Ao contrário do que se acredita os espaços de paisagismo e jardinagem não precisam exigir um investimento muito alto; eles podem ser adaptados às necessidades e restrições de cada local e ainda assim trazer muitos benefícios.
Valorização
Além de garantir um diferencial estético, deixando o lugar mais bonito, a jardinagem tem outras vantagens. Diversos estudos em todo o mundo têm indicado nos últimos anos que o uso de paisagismo agrega valor às construções. Esse recurso pode valorizar significativamente um condomínio ou empresa, aumentando o seu valor de mercado.
Hoje as pessoas buscam mais qualidade de vida e uma das estratégias que escolhem para consegui-la é procurar formas de estarem mais próximas do verde e de áreas naturais.
Assim, é comum que famílias escolham condomínios que ofereçam um espaço com jardim, aumentando a procura de construções que não deixam de lado o paisagismo pensando agradar os moradores com uma economia sutil.
Já nas empresas, além de agregar valor financeiro à construção, projetos paisagísticos também melhoram a imagem da instituição perante os funcionários, que se sentem mais valorizados e motivados por terem espaços desenvolvidos para que eles se sintam melhor.
Cuidando das pessoas
Apesar de encantar os olhos a jardinagem e o paisagismo têm como principal benefício o cuidado com os indivíduos. Há pesquisas e estudo que confirmam que estar em contato com a natureza proporciona mais saúde e deixa as pessoas menos estressadas.
No trabalho ou em casa os espaços verdes promovem a integração entre as pessoas e momentos de relaxamento, gerando bem-estar e deixando as pessoas mais felizes. Investir em jardins é literalmente cuidar das pessoas que são importantes para você e de quebra ainda melhorar o ambiente como um todo, deixando-o mais receptivo e aconchegante. É muito melhor chegar em uma portaria ou recepção com plantas, por exemplo.
Em uma empresa a jardinagem e o paisagismo ajudam a diminuir o estresse, aproximam os funcionários e reduzem a ansiedade. Tudo isso significa funcionários mais felizes e saudáveis, que são mais produtivos e leais à empresa, sem falar na maior harmonia e proximidade entre os colaboradores, que reduz conflitos internos.
Já nos condomínios, os jardins garantem uma vida com mais qualidade e alegria, promovendo a interação entre moradores e um espaço para cada um relaxar como preferir: meditando, lendo um livro ou olhando a natureza. O paisagismo pode ser usado ainda para fazer transições de espaços diferentes de uma forma que se fique harmoniosa e convidativa.